Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais são as secções do website que considera mais interessantes e úteis.
Sessão Online (3 horas) – Claude para Negócios
Introdução ao Claude e ao ecossistema Anthropic
- O que é o Claude e como se diferencia do ChatGPT, Copilot e Gemini
- Modelos disponíveis: Haiku, Sonnet e Opus
- Quando utilizar cada modelo em contexto empresarial
- Boas práticas para obter melhores resultados
Engenharia de Prompts para produtividade
- Estruturação de pedidos eficazes
- Técnicas para aumentar a qualidade das respostas
- Criação de prompts reutilizáveis para equipas
- Utilização de contexto, exemplos e documentos
Gestão de conhecimento com Projects
- Criação de projetos persistentes
- Organização de documentação empresarial
- Construção de bases de conhecimento internas
- Partilha de contexto entre equipas
Skills: criação de assistentes especializados
- O que são Skills e como funcionam
- Criação de assistentes para RH, Marketing, Comercial e Operações
- Normalização de processos através de Skills reutilizáveis
- Distribuição de boas práticas pelas equipas
Artifacts para acelerar o trabalho
- Criação automática de relatórios
- Desenvolvimento de apresentações e propostas
- Produção de documentos empresariais estruturados
- Edição colaborativa de conteúdos
Pesquisa Inteligente: Web Search e Research
- Pesquisa rápida com fontes verificadas
- Criação de estudos de mercado automáticos
- Análise de concorrência
- Investigação aprofundada com relatórios completos
Integração com ferramentas empresariais
- Microsoft 365 (Excel, Word, Outlook e PowerPoint)
- Google Drive e SharePoint
- Teams e Slack
- Casos práticos de integração documental
Claude para automação de processos
- Claude for Chrome
- Claude Cowork (Computer Use)
- Automatização de tarefas administrativas
- Extração e tratamento de informação de sistemas empresariais
Introdução ao Claude Code e API
- Criação de aplicações com linguagem natural
- Automatização de processos internos
- Integração do Claude em CRM, ERP e portais empresariais
- Exemplos práticos de utilização da API
Casos Práticos por Área de Negócio
- Recursos Humanos
- Marketing e Comunicação
- Comercial e Vendas
- Finanças e Contabilidade
- Gestão e Direção
- Consultoria e Formação
Demonstração ao vivo
- Criação de um assistente especializado
- Construção de um projeto empresarial completo
- Geração automática de relatório executivo
- Automação de uma tarefa real de negócio
Condições de Participação:
- Os participantes terão acesso aos materiais pedagógicos disponibilizados pelos formadores, incluindo documentação de apoio, apresentações e casos práticos resolvidos.
- Será emitido um Certificado de Participação a todos os participantes que frequentem a Masterclasse.
- Os participantes são responsáveis por assegurar que dispõem dos meios técnicos necessários para acompanhar a sessão online (equipamento, ligação à internet e acesso à plataforma utilizada).
- A inscrição só será considerada efetiva após a receção e confirmação do respetivo pagamento, através do IBAN: PT50.0036.0539.99101473038.07 Montepio
- O link de acesso à sessão online será enviado exclusivamente aos participantes com inscrição regularizada.
Formadores
Márcia Santos (https://www.linkedin.com/in/marciasantos/)
Doutorada e docente universitária nas áreas de gestão e contabilidade com Tecnologias Aplicadas aos Negócios. É reconhecida como Microsoft MVP e possui mais de uma década de experiência em consultoria e transformação digital, na Deloitte e em organizações profissionais como a Ordem dos Contabilistas ou Revisores.
Atualmente leciona em instituições de ensino superior e coordena programas de formação executiva focados em Inteligência Artificial, Automação, Power BI, Excel e Produtividade Digital. É reconhecida pela sua abordagem prática e orientada para criação de agentes e automações, ajudando profissionais e organizações a integrar a IA no seu trabalho diário.
Edgar Francisco (https://www.linkedin.com/in/oedgarfrancisco/)
Consultor na área de Tecnologias de Informação e ERP, especialista em desenvolvimento de soluções digitais, com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento aplicacional, automação e integração de sistemas.
Tem trabalhado em projetos de transformação digital para organizações de diferentes setores, com especial enfoque em tecnologias low-code, automação de processos, inteligência artificial e desenvolvimento de aplicações empresariais. Combina uma forte componente técnica de sistema de informação com uma visão prática de implementação da IA, ajudando equipas e empresas a criar soluções para a transformação digital da empresa.