Business Angels

Business Angels

Quem Somos

Quem Somos

O Clube Business Angels Viseu Dão Lafões, criado no seio da AIRV em 26 de junho de 2013, tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de Business Angels, a fim de desenvolver o espírito empreendedor e contribuir para o crescimento da economia regional.

Este Clube tem como principais objetivos

  • Facultar aos investidores a escolha de oportunidades de investimento nas áreas em que pretenderem atuar, bem como a sua participação em empresas que possuem necessidades financeiras, e em projetos empresariais com potencial de desenvolvimento, crescimento e valorização;
  • Facultar aos empreendedores o encontro com um conjunto de investidores privados para que possam angariar além de capital, futuros sócios que lhe transmitam a sua experiência dentro de um determinado setor, designadamente conhecimentos técnicos ou de gestão, bem como o acesso a redes de contactos;
  • Promover a intervenção de Business Angels como alavanca financeira e de aconselhamento empresarial aos novos empresários;
  • Promover o conceito de Business Angel, organizando conferências, congressos, seminários e outros eventos locais, regionais e nacionais, sobre este assunto, de forma a proceder à sua divulgação junto de toda a população em geral e do meio empresarial em particular.
 

Equipa

É composta por empresários e gestores com vasta experiência no mundo dos negócios e fortes relações com o empreendedorismo através da criação, gestão e investimento em pequenas e médias empresas.O Clube Business Angels Viseu Dão Lafões é composto por pessoas com conhecimentos e perfis complementares que permitem um eficaz acompanhamento dos projetos. Enquanto diretores da associação, esta equipa angaria e prepara os projetos para que possam ser apresentados aos Business Angels associados.

Regras e Princípios

Associados do Clube Business Angels

O Clube Business Angels Dão Lafões rege-se por um conjunto de regras e princípios. A sua divulgação enquadra-se numa política de transparência para com os nossos associados, parceiros e empreendedores. A Comissão e os Business Angels declaram, desde já, aceitar sem qualquer reserva ou condição, o código de conduta vigente no Club Business Angels, que está adequado às boas práticas pelas quais se rege a EBAN – Associação Europeia de Business Angels.

REGULAMENTO

CÓDIGO DE CONDUTA

Associados do Clube Business Angels

Promotores de Negócios / Empreendedor

Projetos em fase de Criação ou Crescimento

Projetos em fase de Criação ou Crescimento

O Clube de Business Angels Viseu Dão Lafões, pretende juntar promotores de negócios / empreendedores detentores de projetos em fase de criação ou de crescimento, com os associados do clube. O objetivo é promover o conhecimento, entre ambas as partes.

Promotor de Negócios / Empreendedor

  • Facilitar o encontro com investidores idóneos, mas de difícil acesso;
  • Encontrar, para além de capital, sócios que transmitam ao empreendedor a sua experiência dentro de um determinado sector, os seus contactos profissionais, os seus conselhos, etc.;
  • Contactar de uma única vez com um conjunto de investidores privados.

Investidor

  • Escolher uma de entre diversas oportunidades de investimento;
  • Conhecer atempadamente a existência das oportunidades, isto é, antes dos investidores profissionais;
  • Participar em empresas que possuem necessidades financeiras limitadas e em valorizações que se encontrem ajustadas aos seus projetos atuais.

Processo de Análise dos Projetos

Todo este processo desenvolve-se em média durante um período temporal compreendido entre 8 e 12 semanas, dependendo da complexidade do projeto e a disponibilização atempada de toda a informação relevante por parte dos empreendedores.

  • 1) Seleção de Projetos
    Os projetos que são remetidos e colocados à consideração do Clube de Business Angels Viseu Dão Lafões, passam por um processo de avaliação que permite, em cada fase desse processo, aferir se reúne as condições necessárias para ser alvo de investimento e se o mesmo é do interesse dos Associados do Clube.
  • 4) Análise
    Passada a fase de validação e pré-qualificação, é composta uma equipa de especialistas que avalia as especificidades técnicas do projeto, o mercado em que este se insere e todas as condicionantes de sucesso inerente. A equipa de avaliação elabora um relatório detalhado sobre todas as vertentes do projeto e, com recomendações sobre as condições em que o investimento poderá ser realizado.
  • 2) Submissão do projeto
    O empreendedor submete o projeto através do formulário próprio, fornecido pelo Clube de Business Angels Viseu Dão Lafões, nesta página.
  • 5) Comité de Investimentos
    O relatório elaborado pela equipa de análise e todos os dados do projeto, são fornecidos a todos os associados do Clube de Business Angels Viseu Dão Lafões, que em assembleia geral votarão a realização ou não, do investimento.
  • 7) Realização do Investimento
    Completada a fase de due diligence, segue-se a formalização contratual do investimento.
  • 3) Validação e pré-qualificação
    O projeto é submetido a uma primeira avaliação que verifica se o projeto se enquadra no âmbito de atuação do Clube de Business Angels Viseu Dão Lafões e se cumpre um conjunto de requisitos mínimos previamente estabelecidos. Esta fase poderá incluir reuniões entre os empreendedores e representantes do Clube.
  • 6) Due Diligence
    Sempre que aprovados investimentos em novos projetos segue-se uma fase de due diligence em que uma equipa, devidamente formada para o efeito, irá validar todos os pressupostos que estiveram na base da decisão de investir.
  • FORMULÁRIO PLANO DE NEGÓCIOS

Entre em contacto connosco através do email: businessangels@airv.pt

Parceiros